top of page

Como funciona a Psicanálise ?

Atualizado: 3 de jan. de 2019



A imagem clássica da pessoa no divã conversando com o analista ajuda a explicar como funciona uma terapia psicanalítica. Tudo está pautado na relação de confiança entre o analista e paciente, sendo o diálogo o principal instrumento de trabalho.

A abordagem criada por Freud usa o princípio da associação livre. A ideia é orientar a pessoa a conversar sobre vários temas com o analista, sem nenhum filtro. Seja acontecimentos e detalhes da vida cotidiana, devaneios ou lembranças de sonhos. Esse processo ajuda a trazer a tona certos pensamentos que, normalmente, não seriam acessados.

Durante o processo terapêutico, investiga-se também as memórias e experiências da infância, que têm grande importância no entendimento do inconsciente. O profissional, por sua vez, irá ajudar a interpretar e organizar todas as informações e identificar de onde surge determinado trauma, inibições ou medos.

As sessões geralmente tem uma duração de 45 a 50 minutos, com uma frequência de aproximadamente uma vez por semana ou equivalente dependendo da necessidade do paciente. Esta alta periodicidade é fundamental para obter sucesso no processo de acessar o inconsciente.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page