top of page

Automutilação: Um grito no silêncio


"A cada corte, um alívio": Por que jovens e crianças estão machucando o próprio corpo?


O pedido de socorro tem poucas palavras, mas é o suficiente para mostrar o desespero de uma criança que pratica a automutilação ou o chamado “cutting”, que consiste no uso de lâminas para cortar o próprio corpo, em busca de alívio para algum tipo de dor (emocional )

Mas o que é a automutilação? É quando o indivíduo intencionalmente agride o próprio corpo sem a intenção direta de suicídio. Entretanto, embora naquele momento a automutilação não tenha tido a característica imediata do suicídio, ela própria é a "ponta do iceberg". Mais de 50% das pessoas que fazem isso tentarão suicídio em algum momento da vida.

Entre os motivos mais comuns estão:abusos sexuais, brigas com familiares, brigas com cônjuge, problemas nas relações interpessoais, incluindo amizades, problemas escolares. Entre as principais finalidades com que a pessoa faz isso temos a necessidade de aliviar um estado ou sentimento negativo, como um estado ansioso, depressivo, ou sentimento de angústia, frustração, desespero, tensão, raiva e, até autocrítica. Também o fazem na tentativa de induzir um sentimento positivo e até como forma de lidar com as relações interpessoais.

A pessoa normalmente tem esses atos de forma tão repetitiva que pensa inúmeras outras vezes nisso ao longo dos dias sem realizar o ato em si. Há aquelas que não conseguem ver uma outra forma de lidar com a frustração que não seja propriamente com a automutilação. O ato normalmente é impulsivo e ocorre para alívio imediato da situação causadora. A pessoa muitas vezes faz isso sem pensar.


A importância da família


Quem tem um relacionamento afetivo adequado com a família, namorado ou namorada, ou quem passa por um momento de tranquilidade na vida escolar ou profissional, que goza de boa saúde, estuda, pratica esportes ou participa assiduamente de grupos sociais, qualquer um, que mantém em dia sua vida espiritual, intelectual e social, jamais provoca em si um corte! É claro que nem sempre é possível ter uma vida em equilíbrio em todas essas instâncias, inclusive, é muito difícil manter em ordem todas as camadas da vida, contudo, a maior prova de coragem de um ser humano é a capacidade de refletir e tentar compreender os próprios problemas, as possíveis causas deles e as opções para as soluções.

Nem sempre é possível chegar às essas conclusões sozinho. Melhor do que a lâmina, é um instrumento chamado diálogo. Discutir sobre as dores que o peito sente é o melhor começo para resolver todo e qualquer problema, e quando eles envolvem diretamente os familiares, amigos, a pessoa que se ama, ainda sim vai restar um poderoso recurso: A ajuda de um profissional.

O Psicanalista vai estar absolutamente aberto a ouvir, acolher, e juntamente com a pessoa que sofre, encontrar as melhores alternativas de resoluções. O amor e a atenção cortam mais do que a mais afiada das navalhas, e a diferença é que eles proporcionam soluções altamente eficazes, duradouras e indolores…


Procure um Psicanalista!Falar é a melhor solução.


1.783 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page